NagelNet...
Notícias
Fibra Óptica no Bairro Indústrias em Estrela

25/01/2019

Bairro Industrias em Estrela tem hoje população de mais de 3.580 pessoas, (segundo Censo do IBGE 2010). Localiza-se ao norte, a dois quilômetros do centro da cidade, na margem esquerda do Rio Taquari, pela barra do Arroio Boa Vista, entre a BR-386, o Trevo da Cidade e os bairros Oriental e Moinhos . As famílias pioneiras do bairro foram Sulzbach, Heberle, Gerhardt e Hauschild , no início da colonização eram voltadas à agricultura em pequenas propriedades. 

A primeira alteração de destaque no bairro foi o serviço de barca, ligando Estrela a Lajeado, no "Porto dos Bruder". O barqueiro foi Nicolau Heberle, por volta de 1900. Em 13-9-1940, foi fundado o Aero Clube do Alto Taquari, hoje funcionando no bairro São José. Alterações importantes marcaram o bairro, com a construção, instalação, em 1977, do Entroncamento Rodo-hidro-ferroviário do Rio Taquari e do Porto de Estrela, além do aumento considerável da população a partir da década de 1970, com muitas famílias que vieram de outras regiões do Rio Grande do Sul, especialmente Três Passos , em busca de novas oportunidades de emprego e renda. 

Junto ao complexo portuário estão instaladas a empresa Camera, sucessora da Farol SA; empresa desativa da Sigma Industrial Ltda.; Dirceu Almeida & Cia. Ltda. (Central de Areia) e a Camera ex-Granóleo SA, (sem atividades hoje) todas localizadas na Av. Augusto Frederico Markus. Em 1983, foi construído a Escola Municipal Leo Joas. Além da escola, estão instaladas no bairro a Creche Municipal Estrelinha, o Ginásio da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias que serve também de sede ao time de futebol, denominado Associação Esportiva dos Moradores do Bairro das Indústrias - Aembi. Possui ainda uma pracinha de brinquedos e esportes mantida pela Prefeitura de Estrela, Posto de Saúde e Transporte Coletivo regular.

Famílias da comunidade católica uniram-se em comunidade, para fundar a Capela Nossa Senhora Aparecida em atividade até hoje. Também funciona outra igreja importante a mais de 30 anos  no bairro, Assembléia de Deus, com umas historia de 108 anos no País. O bairro possui diversas empresas do ramo calçadista, comércio ativo, prestação de serviços em geral, posto de combustíveis e a sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Estrela - RS. 

Ruas pavimentadas e calçadas de passeio preservadas, residências bem cuidadas e arborizadas, população ordeira e formada por trabalhadores especializados em diversas áreas, assim é construída a história do bairro das Indústrias de Estrela - RS. E nós da Nagel Net temos a honra de fazer parte desta Historia desde 2009 atendendo clientes com internet Via-Rádio. E agora em 2019 a novidade para esse bairro tão próspero e querido é a instalação de uma nova rede de Fibra Óptica totalmente planejada para atender todo o bairro com qualidade e o melhor serviço  acesso à internet.  Nos primeiros meses do ano de 2019 já estará disponível esse serviço, estamos a disposição para maiores esclarecimentos.


Menu de notícias »